domingo, junho 03, 2012

O peso de uma bike


Oi amigos!


Começo o artigo de hoje com um texto de sugestão do nosso integrante Regiglecio Almeida. Segue abaixo:


Quanto pesa uma bicicleta ou um quadro? É comum colocar essa questão, mas a verdade é que na indústria de construção de bicicletas não existe nenhum peso de referência para cada modelo de bicicleta. O que leva a um natural equívoco, pois existem variações de peso, baseadas no tamanho, no material do quadro, acabamento (como tintas, vernizes e adesivos) e linha de construção de cada bicicleta ou quadro. E quanto mais as bicicletas e quadros se tornam leves, mais salientes tornam-se essas diferenças. Para a Giant, a única forma de saber o verdadeiro peso de uma bicicleta ou quadro, é na loja, ou seja, com uma balança na frente do consumidor, pois a maioria dos pesos das bicicletas e quadros anunciados por muitos fabricantes, quando colocados na balança, não condizem com a realidade.


Como devem ter percebido, é um texto informativo/publicitário produzido pela Giant. Ele é semelhantemente encontrado, em inglês, em todo catálogo online da Giant, na descrição técnica/especificações dos modelos de suas bicicletas. Além disto, está replicado em vários websites de venda de bicicletas, na seção de descrição técnica do produto, seja Giant ou não - o que não deixa de ser engraçado, ver um texto com a marca Giant em anúncio de produto de outro fabricante.


Giant BicyclesPara quem não sabe, a Giant (Giant Manufacturing Co. Ltd - GIANT Bikes / Bicycles Global Group) é a maior fabricante de bicicletas do mundo, produzindo bicicletas com a sua marca, como também quadros para parceiros comerciais, tais como: Trek, Specialized, Scott, Bianchi e todas as marcas do grupo Pacific Cycle (Dorel Industries). A Giant detém também o controle de 30% da Hodaka, uma montadora de bicicletas de Taiwan. Ou seja, todos estes fabricantes - e são fabricantes, porque apesar de "montar/agregar" alguns componentes em quadros produzidos por outra empresa, eles desenvolvem todos os seus produtos e fabricam também alguns modelos geralmente os mais caros (baixo volume de fabricação/venda e alto lucro por unidade) - encomendam a produção com Giant, pois a mesma possui planta fabril de alto volume de fabricação, e avançados e consolidados processos de fabricação, conseguindo baixar o custo por unidade fabricada ao ponto de ser viável a encomenda de produção pelos seus parceiros. Aliás, a Giant, desde o início da marca que foi assim, um fabricante para terceiros, e só depois que lançou-se no mercado com marca própria. Quem quiser ver um pouco mais da Giant e comprovar a fabricação de produtos para outras marcas, visite o álbum "Giant Bike Factory Taiwan (2009 - Inmotionasia.com)", no Flickr.


Vôo de bike
Tão leve que ele está voando com ela.
Brincadeirinha pessoal... ;)
Bem, agora que já sabem um pouco mais sobre a Giant, continuaremos com o assunto "peso". Ora, a Giant afirma que existem variáveis que influenciam no peso do produto, e nisto concordo, principalmente quanto a diferença de tamanhos/medidas de quadro em um mesmo determinado modelo. Ora, podem estar pensando os leitores deste artigo: é possível estabelecer-se um padrão medida de peso em que o padrão para esta aferição seja em determinado tamanho/medida de quadro (geralmente o tamanho com maior volume de vendas). Mas aí esconde-se o engano, caros leitores, pois em comparar as medidas de diversos quadros, inclusive de mesma modalidade de uso (geometria semelhante), temos diversos tamanhos de tubos superiores, entre outros, para uma mesma medida de tubo do selim (de onde vem a medida do tamanho em polegadas). Por vezes acontece de uma bicicleta ter tubo superior maior que outra que possui tamanho menor (medida padrão de tamanho em polegadas através do tubo de selim), e ambas na mesma modalidade ("Cross Country"/XC por exemplo). Neste mesmo tema, afirmo que os fabricantes (os times de desenvolvimento de produtos, marketing e publicidade) estão trabalhando para chegar ao consenso de duas medidas essenciais, distância efetiva do tubo do selim até o movimento de direção (Effective Top Tube Length) e distância média do tubo superior até o chão (Standover height), pois estas são as medidas mais importantes para o comprador de uma bicicleta, pois na altura do selim tem-se grande possibilidade de ajuste, ainda mais com os novos canotes de selim de maior espessura (diâmetro), que permitem maior comprimento (altura de regulagem), respeitando o limite de inserção mínima do quadro, e ainda sim sem riscos de quebras, empenos, ou coisas do tipo. Mesmo assim, poderiam os fabriantes informar em etiqueta e no manual o peso de cada bicicleta, coisa simples de fazer, pois basta pesar cada modelo (e sub-modelos) e repassar a informação para ser inserida na linha de montagem (cada configuração/setup com seu peso). Mesmo em um fabricate com mais de 20 modelos (e submodelos), esta informação só precisará ser atualizada quando de mudanças no modelo (quadro e/ou componentes), e geralmente isto ocorre anualmente. Afinal, para uma comparação rápida em lojas físicas, ter que pesar cada bicicleta que tiver interesse seria uma tarefa demorada, e em falar em lojas on-line, isto seria impossível. Claro, a loja online poderia ter pesado os modelos que tem à venda, mas é disto que estamos falando, e o fabricante já poderia fornecer a informação de antemão, para cada modelo/submodelo e tamanho de quadro.


Empurrando a Bike
Bike muito pesada, subida com alto
 grau de elevação, e um ciclista entusiasmado:
 Sessões de "empurraterapia" 
Mas é sim ideal ter-se nos "bikeshops" (lojas de bike) uma balança, com precisão aferida regularmente (lembrar que em pesar os componentes separadamente, imprecisões na casa da dezenas de grama são inaceitáveis, principalmente se estiver comparado com valores aferidos em outra balança) para pesar os diversos equipamentos, e também a bicicleta como um todo (com todos os seus itens padrão e acessórios), para assim o comprador ter o resultado imediato da redução de peso de todo o seu equipamento (com a bicicleta equipada tal como seria em uso). É ferramenta fundamental para quem deseja um equipamento mais refinado, "técnico" (ajustado à sua modalidade e tipo de uso), onde dezenas de gramas podem fazer a diferença entre chegar na frente ou não. A depender do ponto de onde algumas gramas sejam retiradas, principalmente nas rodas por conta do seu efeito giroscópico, como também dos componentes das suspensões e freios, que também fazem parte da massa suspensa e afetam a dirigibilidade/manobrabilidade, pode-se ter grande diferença para determinadas modalidades ou tipos de ciclista.


Mulheres de bike
As mulheres estão cada vez mais participativas
 no "pedal" e logo exigirão cada vez mais produtos
direcionados para as suas necessidades. A Giant
já possui sua submarca Liv/giant, direcionada
 exclusivamente para o público feminino.
Para o atleta amador ou ciclista de fim-de-semana, que percorre longos trajetos, pode ser a diferença entre pedalar uns quilômetros a mais (e aproveitar ainda mais o passeio) ou decidir retornar para casa e vitando desgaste muscular excessivo. Não deixemos de lembrar que os ciclistas com menor porte físico - e neste grupo as mulheres tem porção relevante e merecem esta atenção - aproveitam ainda mais as vantagens de um equipamento mais leve, até mesmo por conta do equilíbrio de massas no conjunto (o ciclista e seu equipamento formam um só conjunto com centro de massa dinâmico - muda a todo instante) e agilidade de manobras por ter um equipamento com proporção de peso mais favorável ao peso do ciclista, conseguindo ele, com ajuda do seu peso (massa corporal e acessórios agregados ao corpo) mudar rapidamente a direção da bicicleta.


Bike e a Penetração Aerodinâmica
No ciclismo de estrada, tem-se enorme
 desperdício de potência do ciclista por
conta do arrasto aerodinâmico provocado
 pelo vento e pela camada de ar a ser rompida.
Este assunto peso é bastante interessante, mas peso não é tudo em uma bicicleta quando falamos em desempenho, conta-se também com a penetração aerodinâmica, e falo principalmente da aerodinâmica do ciclista, que em muito depende do seu posicionamento na bicicleta, e, que a depender da modalidade, é fator decisivo, com importância tão relevante quanto o equipamento que o ciclista possui. Estamos falando somente da performance, mas a depender do tipo de ciclismo que pretende-se praticar, o conforto ao pedalar pode ser mais importante, principalmente no ciclismo de lazer, típico "city bikes/park bikes", com  posição bastante ereta de pilotagem, em nada benéfica na aerodinâmica, mas muito confortáveis (é aquela típica bike em que geralmente vemos uma pequena cestinha para compras/pequena bagagem). Porém em sendo uma atividade de baixa velocidade, onde a aerodinâmica tem papel menos relevante, é aí que se deixa a performance para trás e dá-se o lugar ao prazer da pedalada. Outras são em função do estilo, tão como nas "beach bikes/ "cruizers" (aquelas em que pedala-se quase que deitado). E ainda temos as bikes utilitárias, onde a capacidade de carga (resistência e robustez mecânica) é fator decisivo. Geralmente o baixo peso é aliado a certa fragilidade, e por isto as outras modalidades de "Mountain Bike" (DH, FR, AM, DJ etc) possuem quadros e outros componentes mais robustos do que o equipamento destinado para "Cross Country" (XC), o que eleva o peso do conjunto, mas se o equipamento é utilizado dentro do uso especificado pela modalidade, não existe maiores problemas; é relevante lembrar que quadros feitos de Polímero Reforçado com de Fibra de Carbono (PRFC) geralmente tem recomendação de carga de até 120kg.

Como vêem, este assunto é bastante extenso, mas para este assunto do peso de uma bike não ficar "pesado" demais, encerro por aqui. Se cobrarem-me continuação do assunto ou trouxerem um tópico para ser discutido e que tenha semelhante contexto, prometo voltar ao tema. Por hora, recomendo também a leitura do seguinte artigo do meu amigo Paulo Araujo, do blog "Da Lama ao Caos" (DLAC): Tirando peso da bike, para quem deseja algumas dicas de como reduzir o peso do seu equipamento.


Passeio de bike
Um ciclista experiente e o equipamento correto, com suas
 características ajustadas para a modalidade e uso pretendido,
 fazem da atividade uma fonte de prazer inigualável.

É isso pessoal. Espero que tenham gostado. Obrigado e até a próxima!

Por: Allan Welson
Imagens: Cortesia Giant Manufacturing Co. Ltd  |  GIANT Bikes / Bicycles Global Group

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