domingo, junho 10, 2012

[BBG] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012]

Olá amigos do Bike Beer Garanhuns!

Como marcado em nossa agenda, fizemos uma trilha que chamamos de "Trilha da Mata". É um percurso com saída na cidade de Garanhuns - PE, atravessando área rural até a cidade de São João - PE, e com retorno até o ponto de partida. Este percurso possui algumas variáveis de trajeto, podendo este ficar um pouco mais curto, mais longo, com muitas subidas e descidas intercaladas ou não, e com trechos asfaltados (rodovia) ou não. Para este encontro escolhemos um trajeto mediano em distância, subidas e descidas intercaladas, e sem trechos asfaltados (apenas pequenos trechos que fazem a ligação das cidades com o meio rural). O total percorrido foi de 38.67km, com o total de tempo "pedalado" (não foi contabilizado o tempo de parada para fotografias, lanche etc) de 2h:44min:44seg. O tempo total do encontro foi de aproximadamente 3h:15min.

Vamos agora comentar alguns trechos de nosso passeio, mas no final desta postagem há um atalho para a nossa galeria, onde poderão conferir todas as fotos do encontro.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 001
Saída em frente à Prefeitura Municipal de Garanhuns. Estamos sem dois dos nossos integrantes mais comuns, daqueles que não costumam faltar aos encontros (um está momentaneamente sem bike e o outro estava indisponível para o horário). Estamos com um convidado, como podem perceber pela camisa.



[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 002
Logo depois de uma puladinha de cerca um obstáculo que não existia, e que decidimos que não poderia interromper o passeio, deixamos o registro do desmatamento no local, certamente para a construção de moradia(s), depois do ponto de intersecção para a entrada na "mata".


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 003
Mais uma puladinha de cerca um obstáculo a ser vencido, porém desta vez encontramos responsáveis pelo local que nos informaram que poderíamos ter pego uma intersecção 20 metros antes da que pegamos, que teria ponto de encontro justamente onde estávamos, mas após o tal(is) obstáculo(s). Este trecho entre as cercas os obstáculos é de aproximadamente 300 metros. O novo ponto sugerido parece ter melhores condições de rodagem que o de costume (e que não iremos mais utilizar), possuindo menos espinhos e ligação direta com o nosso ponto de interesse (primeira descida da "mata").


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 004
Chegada a primeira descida da "mata". Uma paradinha para fotografia e preparação do grupo para a descida (alerta sobre a periculosidade do trecho e sincronismo de saída - espaçamento para distância de segurança entre os integrantes). É um trecho em que adquirimos grande velocidade, cheio de valetas e buracos, e com algumas curvas traiçoeiras perto do seu final. É um trecho bastante bonito, onde as copas das árvores parcialmente impedem a entrada de luz solar, onde, juntamente com a velocidade, fica difícil a identificação dos perigos. Este, como outros trechos de semelhante beleza, não possuem fotografias pela razão de que, ao menos neste dia, ninguém quis descer lento o bastante para capturar as imagens; uma pena!


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 005
Neste momento um dos nossos integrantes recebe a ligação telefônica de um dos dois membros faltantes que comentamos logo no início (o que está momentaneamente sem bike). Ele pergunta onde estamos e fala que logo chegará ao nosso encontro.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 006
A foto "deitada" que foi motivo de muitos risos. Logo após iniciamos a descida. O integrante "motorizado" encontrar-nos-á logo à frente, em outro trecho.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 008
Aí está ele, o integrante motorizado, que logo ficará com a responsabilidade da maioria das fotos em diante. Este trecho está após algumas intersecções à frente do ponto da primeira descida da "mata", ao lado de um açude.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 007
O açude, comentado logo acima. Apesar da pouca chuva na região (muitos meses sem chuva), o mesmo encontra-se bem cheio. Certamente é devido a sua localização entre montes. Percebam como a vegetação está bem verde apesar da pouca chuva; isto é o resultado do microclima da região de Garanhuns, úmido e frio. Não é a toa que a cidade é conhecida como "Suiça Brasileira", "Suiça Pernambucana", Cidades das Flores, e "Onde o Nordeste Garoa" (Onde o Nordeste Garoa - Luiz Gonzaga). Para quem não sabe, Garanhuns é a terra natal do músico e instrumentista Dominguinhos, grande parceiro de Luiz Gonzaga.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 009
Trecho de subida, logo após intersecção precedida por lama. É muito bonita a visão tanto de quem está no início do trecho, quanto do final, pois é uma longa subida cercada de muitas árvores e arbustos, que proporcionam muita sombra (e espinhos!)


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 010
Continuação do trecho em subida. Percebam este pequeno lago. Ele é armadilha para quem pára ao lado, pois, quando lembrado, é costume do grupo jogar pedras nele, na tentativa de molhar os que estão passando ao lado.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 011
Este momento foi engraçado: o primeiro integrante à chegar a porteira de cerca (no centro da imagem), avisou para o que estava logo atrás para frear (o mais à direita na imagem), pois a entrada estava à frente, porém fechada (como ainda estava no momento da fotografia). Desconfiado que o outro não iria conseguir frear e evitar uma colisão, pegou o caminho à esquerda, e por isto volta rindo da situação. Outros entraram com ele, pensando em ser uma mudança no traçado original combinado.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 012
Trecho com "mata" um pouco fechada. Tem-se que ter cuidado com os arbustos, pois ora são espinhosos, ora são secos demais, ao ponto poderem causar arranhões ou então ficar preso em algum ponto da bike, podendo causar problemas temporários, onde a retirada do objeto resolve o problema, ou danos permanentes, tanto no ciclista, como na bike. Por conta do tipo de percurso que sempre escolhemos é que nossa camisa tem mangas compridas, pois nos protege nossa pele de alguns pequenos arranhões, como também do calor e danos que podem ser provocados pelo Sol.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 013
Esta ninguém esperava: um estoque "Bike Beer Garanhuns"! Foi mesmo uma surpresa!


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 014
Teve gente pedindo de joelhos. Somos o "Bike Beer Garanhuns", mas não é para tanto!
Claro que isto foi apenas uma brincadeira de um dos nossos integrantes. Como Garanhuns tem clima Europeu, então os integrantes obedecem o limite para alcoolemia de 0,5 mg/ml de álcool no sangue, comum na União Européia (UE).


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 015
Uma paradinha para fotografia, bater um papo rápido e reagrupar os integrantes. Depois de longa subida é sempre necessário, pois uns sobem mais rápido que outros, e não convém o mais lento ficar muito para trás,  tanto por ocorrer algum problema e o mesmo não poder pedir ajuda ao grupo, como também do porquê de, se é um grupo que é unido em torno da diversão entre os participantes, tem-se que ficar unido e compartilhar, todos juntos, do mesmo sentimento.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 016
Quem disse que a subida tinha acabado? A paradinha anterior mal chega na metade desta subida. Faltou uma fotografia lá de cima, e aí sim poder-se-ia ver o quão longa e íngreme é esta subida; é de olhar para trás e não acreditar que subiu "aquilo tudo" e ainda tem pernas para continuar pedalando.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 017
Chegada na pequena cidade de São João - PE. Paramos para bater um papo e fazer um lanche rápido. Os moradores olham curiosos a chegada do grupo, pois não é comum na cidade ciclistas andarem com equipamento de proteção e em grupo. Ao ser perguntado sobre o valor da Conta, o integrante responsável (será?) afirma que a conta deu sessenta reais. Acho que isto foi multiplicado por dez! De toda forma, como sempre, trata-se apenas de uma brincadeira.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 018
Uma foto "artística" de dois de nossos integrantes. Percebam que um deles está com a perna suja de lama e "estrume" (nome bonito para bosta de algum animal herbívoro) uma substância escura que não é apenas lama, fruto das peripécias anteriores do percurso, nem sempre muito limpo. Dizem que o BBG gosta de lama, mas o que percebo é que ela quase sempre vem acompanhada dos resíduos finais da digestão de algum animal. - Este que vos escreve quase sempre tem que tirar os sapatos, e por vezes outras peças de roupa, dar um banho rápido em tudo e nele mesmo, antes de poder entrar realmente em casa; a bike também não escapa desta pré-lavagem.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 019
Um de nossos integrantes resolve mostrar que as bikes do Bike Beer Garanhuns não são poupadas da sujeira (tão pouco os seus integrantes). Quem quer andar limpo, que ande no asfalto (ou longe da lama e do esterco - poeira não suja tanto assim).
Nada que uma boa lavagem e remédio para verminose não resolva!


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 020
No caminho de volta que, aliás, foi o quase o mesmo caminho da ida - a rodovia estava ao lado, mas , como combinado, não fez parte do trajeto - e que, ao se notar grande quantidade de carcaças de televisores, um de nossos integrantes (que só notou esta única carcaça de televisor) teve a ideia de executar uma fotografia "Bike Beer Garanhuns na TV", e que logo foi acolhida e executada pelos outros integrantes, acostumados com este tipo de "traquinagem".


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 021
Este é o programa BBB (Big Brother Brasil) BBG (Bike Beer Garanhuns)! Participe você também!
Percebam a qualidade de recepção e de imagem. E olha que o SBTVD (hã!?) nem chegou na região...
Qualidade semelhante, somente os televisores UHDTV (cuma!?) podem ter!



[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 022
Um longo caminho de volta nos espera. Não tão longo quanto a ida, mas como Garanhuns está, em média, à 900 metros acima do nível do mar, e São João 700 metros, vamos ter que subir estes 200 metros de elevação de uma forma ou de outra. E como o caminho de retorno é mais curto, vamos subir de maneira mais rápida, com subidas constantes e/ou mais íngremes (e não dá para "manelar" com as mãos!).


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 023
Famoso "POTEGA" (Sic); leiam acima da porta (quase que a nova pintura apaga completamente os carateres). É ao lado do local da fotografia onde um de nossos integrantes pede, ajoelhado, um pouco de cerveja.


[Bike Beer Garanhuns] Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km) [07.06.2012] - 024
De volta à Garanhuns. Note aquele VW Gol prata: é da AmBev!
Aproveitamos para brincar com o pessoal do veículo, perguntando se não queriam ser nosso carro de apoio para o próximo encontro; claro que acharam engraçada a brincadeira.


Clique na imagem abaixo para ver a galeria de fotos e vídeos deste encontro:

Trilha da Mata (Garanhuns.São João.Garanhuns - 39.67Km)


Quer participar dos nossos encontros? Entre em contato conosco e participe você também!

É isto pessoal! Até o próximo encontro do BBG!

Por: Allan Welson
Imagens: Cortesia dos integrantes do Bike Beer Garanhuns (BBG) e amigos.

2 comentários:

  1. Quem falou que o bike beer não era importante? Agora estamos na tv.rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Esta trilha foi o bicho, muita adrenalina e claro cerveja geeellaaaada .

    abraço a todos desta turma que esta unida desde 2007 com sol ou chuva, e claro, a Dinho que realizou o desejo de todos no dia com a cerveja em sua moto(surpresa).

    ResponderExcluir

Beba com moderação. E com moderação comente também!
Este é um bar, ops, quero dizer... blog de respeito!

Comentários que fogem da decência e ética pública não serão aceitos e, assim como os caracterizados como SPAM, serão apagados sem prévio aviso.

HTML permitido no campo de comentário:
<b>NEGRITO</b>
<i>ITÁLICO</i> ou <em>ITÁLICO</em>
<a href="LINK COMPLETO">TEXTO QUE SERVIRÁ COMO LINK</a>

Para comentar abaixo de determinado comentário, tal como uma resposta, clique em Responder.

Clique no botão "Visualizar" e verifique se o seu comentário está conforme desejado;
Clique em "Editar", caso seja necessário alguma modificação;
Clique no botão "Publicar", para o envio/publicação de seu comentário;

Ao clicar no botão "Visualizar", releia todo o seu comentário. Caso necessite de alguma correção, edite-o. Evita-se assim comentário consecutivo em tentativa de correção de comentário anterior, ou comentário que gere algum mal entendido com os demais usuários.